segunda-feira, dezembro 04, 2006

Casegas

Casegas
A freguesia de Casegas, com uma população residente de 766 pessoas em 1991, está situada a sudoeste do concelho da Covilhã e apresenta uma área de 42,59 Km2.

A norte da freguesia encontram-se as freguesias do Sobral de S. Miguel e Erada , a sul o Ourondo, a poente S.Jorge da Beira e s. Francisco de Assis, A nascente o Paul.

Dizem ser anterior ao tempo dos Godos a origem de Casegas, e que «antes da nossa independência, pertenceu a um senhor de burgos, Chamado Rubis Ximenes; Pertenceu também a D. Pedro Álvares, no reino de D. Dinis e ao condestável, no de D. João I».

Um manuscrito do século XII, transcreve uma «carta» de doação de Casegas à ordem dos Templários, feita por Sociro Fromarigues no ano de 1215 da Era de César, ou seja, no ano de 1177 da nossa Era.

Em 1614 Casegas pertencia à ordem de Cristo, onde se manteve até 1728. foi depois entre 1737 e 1758 que se operou à transferência de Casegas da ordem de Cristo para a ordem de malta.
Na “Crónica Militar” de Fernão de Azura dizia-se que Cacelegas era um povoado muito próspero, muito rico e de muito boa gente, que tinha 100 fogos e estava situado na Estrado Real de comunicações entre burgos e Coimbra, posto obrigatório de repasto e repouso para viajantes em caminho para o litoral ( ficou célebre a chamada estalagem do souto negro).

Sem comentários: