segunda-feira, setembro 18, 2006

CASA DAS "ZITAS" na terra natal de Monsenhor Alves Brás em Casegas


CASA DAS "ZITAS" na terra natal de Monsenhor Alves Brás
Fundador: Joaquim Alves Brás (Sacerdote Diocesano). Nasceu em Casegas, a 20 de Março de 1899. Foi ordenado Presbítero em 19 de Março de 1925, na Diocese da Guarda. Foi Pároco de 1925 a 1930. Director Espiritual do Seminário da sua Diocese de 1930 a 1943. Apóstolo da Juventude trabalhadora e particularmente sensível aos mais pobres e marginalizados, fundou a Obra de Santa Zita em 1932 e o Jornal «Voz das Criadas», hoje «Bem-Fazer». Apóstolo da Família, que vê como causa e solução dos dramas humanos e sociais, fundou o Instituto Secular das Cooperadoras da Família em 1933 e em 1960 o Movimento por um Lar Cristão e o Jornal da Família. Em 1958 recebe do Papa Pio XII o título de Monsenhor e em 1962 do Papa João XXIII, o de Prelado Doméstico. Morreu a 13 de Março de 1966, vitima de um acidente rodoviário. Está a decorrer em Roma o seu processo de beatificação. Lugar e data da fundação: O Instituto foi fundado na Guarda no Domingo de Pentecostes de 1933, Ano Santo da Redenção, e foi erecto canonicamente em Instituto, na diocese de Lisboa em 15 de Março de 1961. Carisma: Ser na terra, nos ambientes em que cada cooperadora vive e actua, mediante a vivência dos conselhos evangélicos à semelhança da Sagrada Família de Nazaré o reflexo de Deus, conceptuado como um Deus Trino, um Deus relacional, um Deus comunhão, um Deus família. Lema: «Mãos no trabalho coração em Deus», significa a unidade que a Cooperadora da Família deve estabelecer entre a contemplação e a acção, de modo a transformar todas as coisas, pelo influxo do Espírito Santo, para as consagrar e oferecer, por Cristo, ao Pai. Missão específica: Contribuir pela sua oração, vida e acção para fazer de cada família um Santuário de vida e de amor - Igreja doméstica. Neste contexto a sua actividade específica consiste em: promover o bem espiritual e material das famílias, nomeadamente as mais carenciadas; descobrir e animar especialmente nas famílias vocações de consagração e estimular ao apostolado familiar; colaborar com o Clero nas actividades pastorais e apostólicas directamente relacionadas com a família; reparar e expiar os danos morais e espirituais causados pêlos desequilíbrios da humanidade, particularmente das famílias e dos Consagrados. Presença no mundo: 353 membros, em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil, Alemanha. Presença em Portugal: Número de comunidades por Dioceses: Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém e Viseu. Casa principal: Rua Carlos Mardel, 21 - 2780 NOVA OEIRAS - Tel. 456 20 44. Contacto vocacional: Rua de Santo António à Estrela, 35 - 1300 Lisboa; Tel. 218 139 011.


Natureza: Fraternidade de mulheres consagradas seculares Espiritualidade: Sagrada Família Ideal: Passar por toda a parte a fazer o bem. Carisma: Cuidar da santificação da família É um Instituto feminino, cujos membros tomam o nome de Cooperadoras da Família, constituindo uma fraternidade, porquanto partilham o mesmo carisma. É um Instituto de vida consagrada de índole secular, cujos membros vivem a sua consagração empenhados nos valores seculares, com a consciência de estar no mundo, e de ser nele uma presença viva da realidade de Jesus Cristo entre os homens. Promove o bem espiritual e material das famílias. Colabora com o Clero em actividades pastorais e apostólicas directamente relacionadas com a evangelização da Família Dá apoio a todas as Obras fundadas por Monsenhor Alves Brás.

1 comentário:

Maria Isabel Pedrosa Branco Pires disse...

O Mosenhor Alves Brás ainda é da minha família, feliz porque fundou as Casas de Santa Zita. A Principal em Lisboa, que era muito amiga da minha falecida tia Conceição Dias Branco Pinto, honra o nome da nossa família.