sábado, novembro 15, 2014

Pela nossa terra:::

A Igreja Matriz

A Igreja situa-se na rua da igreja 

 













Capela das Almas






Santo António 



Cruzeiro 


Fonte de Baixo



Fonte de Cima






Fonte chão do moinho



Fonte do santo António 



Centro familiar MONSENHOR ALVES BRÁS







MAIS DO QUE UMA VISITA AO PASSADO!
"Por detrás de cada objecto visível há uma história de vida, embora o lado invisível cada um o possa sentir..."
Situada no centro da aldeia serrana de Casegas, a Casa Museu perpetua o lar e a memória de um filho da terra - Joaquim Alves Brás, onde nasceu, cresceu, se fez homem e dali partiu à procura de outra Grande Família (Blasiana), movido por uma sólida educação moral e religiosa, respondendo ao chamamento de uma luz superior.
A ideia da recuperação do imóvel surgiu por volta de 1999, vindo o mesmo a ser inaugurado como Casa-Museu Monsenhor Alves Brás no Ano de 2008.
O edifício comporta 3 pisos, cada um deles contextualizando uma época da vida de Joaquim, tendo havido um grande cuidado na selecção de objectos e adereços que enquadram o que se pretende transmitir ao visitante da Casa-Museu: a vida e a Obra de Monsenhor Alves Brás no seu tempo e na actualidade.
O piso 0 representa a parte terrena do homem, o filho da terra no seu ambiente;
O piso 1 ilustra o nascer da sua vocação - O Padre em missão, mas também o seu lado de editor e publicista, como os manuscritos da sua autoria ali existentes revelam;
O Piso 2 retrata o Fundador fecundo na Parábola de Deus e na criação da Sua Obra Espiritual pelo mundo e os seus legados - a Família Blasiana e as suas Instituições
Salienta-se uma descontinuidade arquitectónica intencional entre o piso 1 e piso 2, marcando a sua morte em 1966, separando a vida terrena da vida espiritual.
A Casa Museu encontra-se aberta ao público durante os fins-de-semana e/ou mediante marcação prévia no Centro de Cooperação Familiar, entidade que faz a gestão do Museu.




Ribeira de Casegas






Sem comentários: